QUEM SOMOS
Técnica e operadora de som
Ana Boavida
Actor
"Sou o Cândido José Alves de oitenta e um anos, nasci em Lisboa e nela vivi até à idade da reforma. Trabalhei no Teatro Maria Vitória e no Variedades como eletricista durante alguns anos onde adquiri o gosto pela representação. Sou casado e tenho uma filha. Após a reforma vim para o Olho Marinho, a terra da minha esposa, que adoro e ingressei no Grupo de Teatro.
Participei na maioria dos projetos do Grupo e também participei no Grupo de Teatro de Óbidos em representação do Grupo de Olho Marinho nos projetos; 1 148, Auto da Barca – Boca de Trapos e no Fólio de 2017."
Cândido José Alves
Janeiro 2022
Actriz
“Olá, meu nome é Carla Carvalho.Tenho 39 anos. Sempre vivi em Olho Marinho assim como toda minha família.
O gosto pelo teatro surgiu no 10º ano, onde frequentei disciplina de arte dramática.
No teatro podemos expressar todos sentimentos, reações corporais, que por vezes somos impedidos de o fazer no dia a dia.
Juntamente com a Sandra sou um dos membros mais novos do grupo, mas aqui a idade é a prova que não é um impedimento para se fazer o que se gosta. Entrei no grupo apenas em Setembro de 2021, mas espero poder vir ajudar a realizar muitas mais peças de teatro.”
Carla Carvalho
Jan 2022
Actor e escritor
"O meu nome é José Manuel Carvalho Maurício, sou natural da freguesia de Olho Marinho e nasci no ano de 1942, uma época terrível porque estava a decorrer a Segunda Guerra Mundial.
Aos treze anos de idade fui para Lisboa e lá vivi grande parte da minha vida.
Durante os anos que vivi em Lisboa mantive sempre uma grande proximidade com a minha terra porque foi cá que nasci e também porque durante vários anos fiz parte das direções de duas associações que tinham como objetivo melhorar as condições de vida dos meus conterrâneos.
Como é do conhecimento geral Olho Marinho possui grandes nascentes das quais os olhomarinhenses se orgulham.
Há cerca de quarenta anos por motivos diversos estas nascentes entraram em decadência e desde então até ao presente já secaram imensas vezes. Preocupado com esta realidade há cerca de vinte anos escrevi um texto em forma de teatro que tinha como objetivo principal chamar a atenção para as causas desta decadência.
O tempo passou, até que há cerca de meia dúzia de anos a Câmara Municipal resolveu apoiar e estimular o desenvolvimento Teatro no nosso concelho. Imediatamente um grupo de olhomarinhenses no qual me incluo, respondeu ao apelo da Câmara e fundou um Grupo de Teatro que denominámos de Grupo de Teatro Olhos d´Água, mas que depois, devido ao processo de legalização oficial fomos forçados a alterar o nome para Associação Águas Vivas- Teatro Amador de Olho Marinho.
Participei em quase todos os projetos do Grupo de Olho Marinho e participei também em diversos projetos em representação do Grupo, no Grupo de Teatro de Óbidos então em formação."
José Manuel Maurício
Janeiro 2022
Cenógrafa e pintora
Lina Félix
Actriz
A nossa Odília é um elemento muito importante! Sempre que pode vem com a sua boa disposição e entusiasmo.
Odília Pires Almeida
Março 2021
Actriz
Rosária Maria
Actriz e Produtora
“Olá, o meu nome é Virginia Maria Pires de Almeida Penteado nasci a 28/12/64 em Olho Marinho , sou casada, mãe de 3 filhos e avó de um menino e outro/a a caminho.
Desde cedo que tenho gosto pelo teatro, quando tinha 14 anos iniciei me nestas lides, formamos um grupo e fizemos uma peça que foi um sucesso enorme tinha por título "a vida dura de um camponês" esta peça retratava a vida que a maioria das pessoas nas aldeias levavam,vida dura ,trabalhar de sol a sol,mal pagos, daí as pessoas se virem retratados em cena,foi realmente muito bom,e tivemos duas ajudas de peso sr Eugénio de Óbidos encenador e o pintor Albino d' Óbidos que nos fez dois painéis maravilhosos. A vida dá as suas voltas ,e claro, que nem sempre é possível fazer o que gostamos, mas cá estou ,de volta já a algum tempo de novo. Fizemos várias peças e participações ,no folio em Óbidos, no mercado medieval, também participações em conjunto com outros grupos etc, etc.
Tendo a minha terra uma fonte linda e sendo ela a nossa relíquia, parte das nossas peças giram á sua volta , já fizemos uma que contou com 40 participações dos nossos conterrâneos e foi um espetáculo maravilhoso e grandioso, neste momento temos em mãos novamente outra peça em sua honra (porque para mim é uma honra termos um lugar destes) mas diferente, mais alegre, mas não menos importante.”
Por tudo isto e muito mais gosto da arte de representar."
Virgínia Penteado
Dezembro 2021
Actriz
"O meu nome é Vitória de Jesus Patriarca Alves, tenho setenta e nove anos de idade, sou natural da freguesia de Olho Marinho. Aos catorze anos fui para Lisboa onde estudei e trabalhei até à idade da reforma, casei e tive uma filha.
Quando me reformei regressei à minha terra onde o meu vizinho José Manuel Maurício me convidou e ao meu marido para participarmos no Grupo de Teatro então em formação. Ingressei no Grupo, com todo o gosto, nos finais de 2015.
Participei em todos os projetos realizados pelo Grupo e participei também no Grupo de Teatro de Óbidos nos projetos Auto da Barca- Boca de Trapos, na confeção do cartaz do Mercado Medieval e no Fólio.
A pesar da minha idade quero continuar a participar no Grupo de Teatro até que as minhas forças o permitam."
Vitória Patriarca Alves
Janeiro 2022
Actor